COMO SABER SE POSSO DEMOLIR PAREDE
- Luciana Luzah
- 23 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Durante a reforma, dois erros graves podem provocar fissuras e rachaduras que comprometem a vida útil da estrutura. Um deles é a retirada de elementos estruturais que possuem a função de dar estabilidade à construção, por exemplo, uma parede ou um pilar. O outro erro grave é a adição de carga sobre uma estrutura existente que não foi dimensionada para suportar tal aumento de peso e esforço. Se isto ocorrer, o sonho de viver em um lugar amplo, funcional e sob medida pode se transformar em um pesadelo.
Por isso, é importante compreender o sistema construtivo aplicado no seu imóvel. Veja a seguir os dois tipos mais utilizados em construção de edifícios e casas no Brasil.

ALVENARIA DE CONCRETO ARMADO

A alvenaria de concreto armado, também conhecida como alvenaria convencional ou tradicional, é o sistema cuja estrutura funciona como “esqueleto” da edificação, sendo constituída por pilares, vigas e lajes. As paredes só possuem a função de vedação permitindo que sejam demolidas sem afetar a estabilidade da construção.
Vantagens
Resistência ao fogo, ao tempo, ao desgaste mecânico (choques, vibrações) e exige quase nenhuma manutenção
Durabilidade elevada, maior que qualquer outro sistema
Flexibilidade no layout, desde que mantenha a estrutura (laje, pilares e vigas) intacta.
Alta resistência aos esforços
Desvantagens
Exige mão-de-obra qualificada para as diversas etapas do processo e se mal executada, interfere na resistência do material
Elevado gasto de materiais - a madeira utilizada nas formas corresponde a 50% do custo da concretagem.
Tempo de execução é maior que qualquer outro sistema, pois é um trabalho muito “artesanal”
Gera muitos resíduos e lixos de construção.
ALVENARIA ESTRUTURAL

A alvenaria estrutural não é constituída por um esqueleto e as paredes funcionam não só como vedação, mas também como elemento resistente às cargas verticais (laje superior, peso próprio, ocupação) e às cargas horizontais (ação do vento e desvios do prumo). Neste caso, a posição de cada tijolo deve ser bem definida e a compatibilização com projetos de elétrica, hidráulica, etc. devem ser realizadas com antecedência, pois não é um sistema que aceita muitas adaptações.
Vantagens
Durabilidade alta, exigindo pequenas manutenções
Boas características de isolamento térmico e acústico
Exige mão-de-obra qualificada, porém de um elemento só.
Alternativa econômica, pois é possível racionalizar o projeto, evitando desperdício
Alternativa sustentável, reduzindo a quantidade de aço, madeira e concreto utilizadas na construção.
Desvantagens
Há limitações na mudança do layout após construída.
Pé-direito limitado
Vãos máximos entre 4 e 5 metros
Dificuldade em fixar pregos e parafusos, devido revestimento pouco espesso.
Curiosidade: A alvenaria estrutural surgiu no Brasil no início da década de 70, na construção de prédios habitacionais em São Paulo, como alternativa mais econômica e rápida.
Se você adquiriu um imóvel, pensando em demolir paredes, aumentar vãos, tenha em mãos o projeto estrutural e, principalmente, consulte o profissional de arquitetura para que juntos desenvolvam um projeto com viabilidade técnica, combinado?!
Fontes:
Comments